1. Blog >
  2. Post

Blog

bonito_way_pantanal_melhor_epoca_visitar_cheia_seca
30/03/2021

Dica de viagem: Melhor época para visitar o Pantanal

O Pantanal do Mato Grosso do Sul é uma região rica em belezas naturais. O bioma se altera ao longo do ano e o ciclo das águas acompanha as estações com períodos de enchente (novembro e dezembro), cheia (janeiro a abril), vazante (maio a julho) e seca (agosto a outubro), modificando as paisagens. Com isso em mente, você saberia escolher a melhor época para fazer uma viagem ao Pantanal? Fique por aqui, pois vamos explicar para você

 

 

 

  Viagem ao Pantanal em época de chuva    

 

Entre os meses de outubro até abril ocorre o ciclo das águas, a famosa cheia no Pantanal, fazendo com que o nível de água da maior planície alagável do mundo fique ainda mais exuberante

 

 

Essa pode ser considerada a melhor época para conhecer o Pantanal Sul-Mato-Grossense, pois é possível apreciar as belezas da vegetação e observar animais como jacarés, tuiuius e cegonhas que aparecem em grandes grupos nessa temporada. 

Nesse período os passeios de Chalana, barcos ou canoas para fazer os passeios e conhecer os territórios da fauna pantaneira são os preferidos. Nas pousadas da região podem ser oferecidos passeios a cavalo pelos arredores das propriedades, o que é uma experiência que atrai a curiosidade dos visitantes. 

 

 

As temperaturas podem variar entre 30ºC e 35ºC, algumas pancadas de chuva podem ocorrer e refrescar um pouco. Sugerimos que sempre esteja equipado com protetor solar, chapéu, calça e camisetas com proteçao UV durante suas expedições guiadas. 

 

 

 

  Viagem ao Pantanal em época de seca    

 

A partir do mês de maio até setembro, é considerado o período da vazante. Sua paisagem alagada e úmida dá lugar para um cenário ideal para caminhadas, trilhas, circuitos de bicicleta, entre outras atividades.

 

 

Tanto para quem gosta de praticar a pesca, quanto para quem quer praticar o ecoturismo, essa é a melhor época para viajar ao Pantanal.

Em época de seca, muitos mamíferos buscam por água, o que facilita observá-los em terra. Já as aves, se preparam para acasalarem e por isso, exibem suas plumagens encantadoras. Enquanto as copas das árvores trocam o verde pelo marrom do outono e inverno, os Ipês amarelos, brancos, rosa e roxo, começam a florescer, colorindo a paisagem pantaneira

 

 

  As atividades mais procuradas nessa época são:  

  • Passeio ao Safari no Pantanal
  • Passeio de Chalana
  • Cavalgadas
  • Observação de animais silvestres (aves, répteis, felinos, etc)
  • Oferecimento de barcos exclusivos para a pesca nesse período

 

 

 

  Como conhecer o Pantanal?    

 

O estado do Mato Grosso do Sul concentra 65% da área do Pantanal, que é próximo a cidade de Bonito (MS), considerada um dos melhores destinos do ecoturismo no mundo. O município recebe milhares de visitantes todos os anos, graças à beleza de suas paisagens naturais e muito preservadas na região. 

Para conhecer o Pantanal, visite as fazendas pantaneiras que, em sua grande maioria, são de fácil acesso e muito bem estruturadas para o turismo. As hospedagens nas pousadas já incluem todas as refeições, atividades e passeios, além de acomodações confortáveis para o seu descanso. 

 

 

 

  Planeje sua viagem ao Pantanal  

Você sonha em conhecer as belezas do Pantanal, mas não sabe por onde começar a planejar a sua viagem? Conte com a Bonito Way para te ajudar a traçar os melhores roteiros de acordo com os seus gostos! Somos uma agência de turismo especialista em viagens para o Pantanal Sul, Bonito e região. Visite nosso site e veja nossas opções disponíveis ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail: contato@bonitoway.com.br.

​​​​​​​

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis