1. Blog >
  2. Post

Blog

bonito_way_viajar_carro_exterior_mato_grosso_sul_fronteira_bolivia_paraguai
21/05/2021

Transforme a viagem a Bonito-MS em um roteiro internacional e conheça as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai

Se você pretende incluir Bonito-MS e região ao seu próximo roteiro de viagem, mas ainda não sabe se vale a pena se deslocar até Mato Grosso do Sul, saiba que você pode aproveitar a jornada para conhecer outros lugares incríveis e, inclusive, dar um pulinho ao exterior. Sim! Exatamente, ao exterior.

Mato Grosso do Sul faz fronteira com dois países, Paraguai e Bolívia. Inclusive, a cultura sul-mato-grossense tem várias heranças desses dois povos, na música, na dança, nos costumes e, principalmente, na gastronomia. O estado tem sete cidades, consideradas gêmeas na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, de acordo com uma lista publicada pelo Ministério da Integração Nacional, em 2016.  Elas são:

 

  1. Bela Vista, vizinha de Bella Vista Norte (Paraguai);
  2. Coronel Sapucaia, que está ao lado de Capitán Bado (Paraguai);
  3. Corumbá, que faz fronteira com Puerto Quijarro (Bolívia);
  4. Mundo Novo, vizinha a Salto del Guairá (Paraguai);
  5. Paranhos, fronteira com Ypejhú (Paraguai);
  6. Porto Murtinho, vizinha de Capitán Carmelo Peralta (Paraguai);
  7. Ponta Porã, que fica ao lado de Pedro Juan Caballero (Paraguai).

 

As cidades-gêmeas são cortadas pela linha de fronteira, seja ela seca ou fluvial e acabam se mesclando em diversos aspectos, geográficos, urbanos ou até mesmo de costumes. Para você ter uma ideia, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são separadas por uma linha imaginária que corta uma avenida e os nascidos em ambas as cidades são conhecidos como brasiguaios, de tão interligados.

 

 

 O que fazer em visita 

 à fronteira de Mato Grosso do Sul 

 com o Paraguai? 

 

Bom, a primeira coisa que vem na cabeça é fazer compras! Na fronteira com Pedro Juan Caballero, você vai encontrar grandes lojas de departamentos, com destaque para o Shopping China, onde é possível comprar os mais variados tipos de produtos, como eletrônicos, produtos de pesca, equipamentos, os mais diferentes produtos alimentícios, brinquedos, roupas, acessórios, produtos de beleza, perfumes importados e muitos outros itens. O diferencial do Shopping China é que lá é possível encontrar produtos que não são encontrados no Brasil e, ainda, diversas marcas mundialmente conhecidas nos mais diferentes segmentos, como Apple, Samsung, Guess, Marc Jacobs, Adidas, Nike, Victoria's Secrets, Tommy Hilfiger, Swarowski, dentre centenas de outras.

 

 

Além disso, o Shopping China conta com uma Praça de Alimentação completíssima e variada e, ainda, espaço de recreação para a criançada. Vale a pena também conhecer o Shopping Planet Outlet, com uma variedade imensa de produtos. É preciso tempo para conferir todas as gôndolas!  No centro de Pedro Juan também estão outras lojas menores, mas muito tradicionais, como a Studio Center, Shopping Seiko e os Supermercados Popai e Maxxi.

Há ainda a possibilidade de fazer compras na fronteira de Mundo Novo com Salto del Guairá (Paraguai), lá também há um Shopping China com tanta variedade quanto a unidade de Pedro Juan Caballero.

 

 Distâncias

  • Bonito a Ponta Porã - MS: 271km
  • Bonito a Mundo Novo - MS:  508km

 

 

 O que fazer em visita 

 à fronteira de Mato Grosso do Sul 

 com a Bolívia? 

 

Mais uma opção excelente para fazer turismo de compras! Puerto Quijarro faz fronteira com Corumbá e lá você encontra outra unidade do Shopping China, porém menor e com menos variedade de produtos. Além disso, você também pode fazer compras na Miami House, que traz uma grande quantidade de produtos com as mais variadas marcas. Se o que você gosta é o comércio popular, visite as lojinhas do centro popular de Puerto Quijarro, conhecido carinhosamente como Shopping Chão. Ali você vai encontrar das mais variadas bugigangas a todo tipo de réplicas. Para quem está fazendo mochilão, essa é uma parada essencial para comprar roupas de frio, os preços são extremamente atrativos.

 

 

Além das compras, a fronteira com a Bolívia garante cliques incríveis. O esplendor do rio Paraguai e do Pantanal se estendem em terras bolivianas, por isso, aproveite para fazer muitas fotos e aproveitar a beleza da natureza. Vale a pena também ter um olhar mais cuidadoso com a cultura boliviana, com alguns costumes bem diferentes dos nossos.

Ah, e não deixe de saborear as delícias da culinária local, como a saltenha, um tipo de pastel assado recheado com frango, uvas passas e outras delícias, e o pique a lo macho, uma porção com iscas apimentadas de carne, legumes e batata frita. Delicioso! Para acompanhar, peça uma cerveja Paceña ou uma Huari bem geladas!

 

 Distâncias

  • Bonito a Corumbá - MS: 350,4km

 

 

 Vale lembrar: 

  • Não é necessário ter passaporte para conhecer o Paraguai ou a Bolívia, porém é obrigatória a apresentação da Carteira de Identidade. Lembre-se: CNH ou carteiras funcionais não são aceitas.
  • A maioria das lojas na Bolívia e no Paraguai aceitam dólares e algumas inclusive têm uma cotação própria. Fique atento!
  • Na hora de comprar no comércio popular, vale a pena pechinchar. Paraguaios e bolivianos são duros na queda, mas a pechincha é uma prática muito tradicional.
  • Na hora de abastecer, vale a pena consultar o preço nos postos dos países hermanos, que costumam ser muito mais baixos. Mas, atenção: só abasteça se souber a procedência do combustível. Não entre em furada.

 

Que tal esticar a viagem para Bonito-MS e região e transformá-la em um roteiro internacional? A gente te ajuda nessa empreitada! Ah, e se você estiver vindo de carro, aconselhamos que você confira esses dois posts também, para quem vem do Paraná e para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro.

 

 

Conte com a Bonito Way para planejar sua próxima viagem e organizar um roteiro especial e inesquecível! Fale com a gente, iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil. Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou do e-mail contato@bonitoway.com.br

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis