1. Blog >
  2. Post

Blog

000001aquarionascente_azulrio_sucuri
23/10/2014

Por que as águas de Bonito são tão transparentes?

Esse certamente é um dos fatores que tornam a experiência de conhecer Bonito encantadora e contribui muito para que a cidade faça juz ao seu nome.

A razão do fenômeno é a alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina. Além disso, o sólido calcificado fica com coloração de areia. Se você colocar uma garrafa num recipiente com água calcária por exemplo, em um período médio de 2 anos ela estará totalmente calcificada e com o passar do tempo ela se tornará uma rocha calcária. O mesmo pode acontecer com os troncos de árvores e até mesmo galhos e folhas.

O fato se deve à localização de Bonito, pois a Serra da Bodoquena, composta há milhões de anos, foi formada por um imenso bloco de calcário. Isso faz com que, literalmente as rochas cresçam e mudem de forma, facilitando a formação de grutas, por exemplo.

 

Veja aqui alguns passeios que você pode fazer para apreciar as águas cristalinas da região de Bonito:

 

Flutuação No Recanto Ecológico Rio Da Prata

rio da prata

 

Flutuação na Nascente Rio Sucuri

Aquario

Flutuação na Nascente Azul

Nascente Azul

Flutuação no Aquário Natural Baía Bonita

Aquario Natural

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis