1. Blog >
  2. Post

Blog

cavalgada_bonito_ms
06/11/2020

Passeios a cavalo que são ótimas pedidas para conhecer a natureza pantaneira de pertinho

Mato Grosso do Sul é o estado do Pantanal, onde as belezas naturais, a fauna e a flora encantam e se misturam à histórias do campo, da vida pantaneira e de uma vida simples na qual o tempo passa devagar e se tem mais oportunidades para contemplar.

Por isso, muitos turistas que vêm ao Mato Grosso do Sul procuram viver essas experiências e buscam passeios que remetem a esse cenário. Uma ótima dica de passeio são as cavalgadas. Elas são ótimas oportunidades para dar uma pausa no dia a dia urbano em que vivemos e ter uma experiência de imersão no cotidiano rural e na natureza, em companhia de animais fortes, ágeis e dóceis como os cavalos, que podem levar os visitantes a caminhos incríveis e criar belas memórias de viagem.

Fizemos, então, uma seleção de locais onde é possível fazer belos passeios a cavalo e participar de uma verdadeira imersão no Pantanal Sul-Mato-Grossense:

 

  BONITO-MS E REGIÃO  

 

  RECANTO DO PEÃO    A Cavalgada Recanto do Peão vai conquistar quem gosta de um passeio bem raiz! A ideia aqui é relembrar das tradicionais comitivas pantaneiras, que levam o gado de uma fazenda à outra. São dois períodos de cavalgada, um à tarde e outro à noite, em 5 quilômetros de passeio por uma trilha em meio à mata. Durante o dia, é possível conferir a fauna e a flora do local, além das belas paisagens que só o Cerrado oferece. Ao cair da noite, é hora de se encantar com o céu estrelado que, longe das luzes da cidade, se mostra ainda mais brilhante. Bônus especial se for noite de lua cheia! Ao final do passeio, é hora de curtir a roda com comida típica e contação de causos e histórias de comitivas.

Viva a experiência das tradicionais comitivas pantaneiras no Recanto do Peão (Foto: Alexis Prappas)

 

 

  ESTÂNCIA MIMOSA    Uma ótima opção para quem procura uma imersão na natureza e na cultura pantaneira. O passeio a cavalo pela estância passa por diversos ambientes da fazenda com vista privilegiada do cerrado e morraria da região. Um monitor da fazenda, peão campeiro acompanha o grupo durante o percurso de aproximadamente 6 km. A cavalgada é realizada em áreas de pastagem e cerrado que permitem a observação do gado, fauna e flora locais além de visão panorâmica da Serra da Bodoquena.

A cavalgada na Estância Mimosa te proporciona uma imersão na natureza (Foto: Beto Nascimento)

 

 

  FAZENDA CEITA CORÊ    Tudo na Ceita Corê é de encher os olhos, da beleza de suas instalações aos atributos naturais do local, esse é um verdadeiro passeio de contemplação. Além da trilha em meio à mata que passa por cachoeiras, grutas e piscinas naturais é possível também fazer um belo passeio a cavalo na fazenda, com contemplação de paisagens e ainda encontrando animais da fauna pantaneira pelo caminho. Ao final do passeio, um belo buffet com comida caipira te espera para você recarregar as energias. Como o passeio dura apenas poucas horas, você ainda pode aproveitar o resto do dia nas águas cristalinas do rio Chapeninha que tem 7 cachoeiras e 7 paradas para banho.

Cavalgue por trilhas que passam por cachoeiras, grutas e piscinas naturais com a Fazenda Ceita Corê (Foto: Divulgação)

 

 

  RECANTO ECOLÓGICO RIO DA PRATA    Uma oportunidade para contemplar a natureza e aprender sobre a vida do homem do campo e seu trabalho, tudo com um guia especializado que acompanha o grupo em um percurso de 6 quilômetros por paisagens incríveis do Cerrado e dos campos da região. Ah, anote a dica: deixe para fazer esse passeio ao final da tarde, após a flutuação no rio da Prata. Como prêmio, você poderá contemplar um belo pôr do sol.

Cavalgue por paisagens incríveis do Cerrado e dos campos no Recanto Ecológico Rio da Prata (Foto: Divulgação)

 

 

  PARQUE ECOLÓGICO DO RIO FORMOSO    Outra opção excelente para quem ama o contato com a natureza. A cavalgada passa por áreas de pastagem e vegetação do cerrado e revela muitas surpresas da fauna e flora locais em um percurso de 3 quilômetros por rios, pedras, pântanos e capinzais. Há paradas para banho no Rio Formoso e para contemplação no Morro da Piúva. Estratégicas, elas ajudam a recarregar as energias! No retorno do passeio, ainda é possível curtir toda a estrutura da lagoa com decks, tirolesa, SUP, caiaque, redário e muito mais.

A cavalgada do Parque Ecológico do Rio Formoso revela muitas surpresas da fauna e flora local (Foto: Divulgação)

 

 

  PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE  

 

  POUSADA PEQUI    Próximo à Aquidauana, a pousada é uma legítima fazenda pantaneira com muitos atrativos. Além dos passeios a cavalo pela região, nos quais se pode observar com detalhes toda a fazenda, os animais locais e as paisagens, é possível ainda participar de atividades rotineiras como a ordenha e a lida com o gado. Outras atrações são o safari de carro, a pescaria de piranhas e o passeio de barco pelo Rio Aquidauana, para contemplar o pôr do sol.

Legitimamente pantaneira, na Pousada Pequi você terá a oportunidade de fazer a lida com o gado (Foto: Divulgação)

 

 

  FAZENDA HI-FISH    Para iniciar o passeio, logo cedo, você irá saborear um delicioso café da manhã reforçado, que em Mato Grosso do Sul chamamos de Quebra Torto. Depois é hora de encilhar os cavalos, ou seja, prepará-los para colocar a cela. Essa é uma hora muito interessante, pois nesse processo é possível ir se familiarizando com o animal antes de montá-lo. Enfim, é chegada a hora da cavalgada ecológica, na qual os grupos são acompanhados por guias experientes, por cenários incríveis e que apresentam imagens da vida pantaneira, seja humana ou animal. A cavalgada é permitida para crianças a partir de 5 anos, acompanhada dos pais.

Na Fazenda Hi Fish a cavalgada é permitida para adultos e crianças, uma experiência pra nunca esquecer (Foto: Divulgação)

 

 

  FAZENDA SAN FRANCISCO    Perto de Miranda-MS, é uma das experiências de imersão no Pantanal mais completas da região. Além de oferecer cavalgadas pela fazenda, nas quais você pode contemplar a fauna e a flora locais, ainda é possível conferir como funciona uma fazenda em tempo real, como o cultivo, produção, afazeres e ainda sobre a conservação do meio ambiente. Outros passeios prometem fazer sucesso com os visitantes como o Safari Ecológico e a Focagem Noturna, por exemplo.

 

 

  POUSADA AGUAPÉ    A pousada fica no Pantanal de Aquidauana, conhecido como o Portal do Pantanal, onde a vegetação típica se mistura à baías (lagos), vazantes e corixos, cortada pelo rio Aquidauana, um dos mais importantes da região. Na pousada, passeios a cavalo facilitam ainda mais a imersão ao dia a dia pantaneiro. Se você preferir, pode fazer o passeio de charrete. Outros atrativos são o safari fotográfico, o passeio de barco e a pescaria de piranhas.

Na cavalgada da Pousada Aguapé, a vegetação típica se mistura à baías, vazantes e corixos (Foto: Divulgação)

 

---

Que tal as nossas sugestões para você conhecer melhor o Pantanal de Mato Grosso do Sul e ainda realizar deliciosos passeios a cavalo? Nós podemos te ajudar a deixar sua vinda a Bonito (MS) e região ainda mais especial!

Fale com a gente, iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil. Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail contato@bonitoway.com.br

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis