1. Blog >
  2. Post

Blog

bw_safari_em_aquidauana_ms
07/02/2024

O que fazer no Pantanal em 3 dias

Quando você pensa no Pantanal, o que te vem na cabeça? Belezas exóticas, animais silvestres, belíssimos rios e muita comida boa, acertei? Mas e aí, você sabe o que fazer no Pantanal em 3 dias? 

É verdade quando dizem que a região do Pantanal Sul é um espetáculo para todas as idades, e você gosta de fauna e flora, está planejando sua viagem para o lugar certo.   O Pantanal fica próximo de Bonito-MS e com toda a propriedade do mundo, viemos ajudar no roteiro de quem tem apenas 3 dias para conhecer essas belezas.  Veja:

Primeiro dia

Visita à Fazenda San Francisco

Foto: Fazenda San Francisco/Divulgação

Essa famosa fazenda tem uma ótima localização no Pantanal Sul e preza bastante pelo ecoturismo, tanto que o lugar é um dos principais para avistamento de animais silvestres - tudo fruto do trabalho das pessoas que preservam a região e cuidam dos limites da fazenda com todo o carinho do mundo. 

Este é o lugar perfeito para relaxar e deixar os problemas para depois! É surpreendente a paz de espírito que se encontra na Fazenda San Francisco. Um ponto sensacional sobre a fazenda é que além de ser super ecológica e caminhar lado a lado com a preservação do seu entorno, ela oferece day use. É exatamente sobre isso que vamos falar!

 

No day use você tem uma série de benefícios:

Durante o dia são feitas duas atividades principais: o safári fotográfico e a chalana. 

No safári fotográfico você passeia pelos campos de arroz e pela reserva florestal da fazenda, aproveitando os momentos certos para clicar fotos maravilhosas da fauna silvestre que encontrar pelo caminho.

Já o passeio de chalana é feito no Corixo São Domingos (uma parte do Rio Miranda) e trata-se de uma aventura para ver jacarés, aves locais e, se desejado, realizar a pesca artesanal das piranhas. 

E sem falar na melhor parte: o almoço pantaneiro que a gente merece! Uma deliciosa refeição feita no fogão à lenha te espera na fazenda para recuperar as energias.

O cair da tarde é o momento ideal para celebrar a vida e a natureza junto do seu grupo mais do que querido e falar das experiências vividas e se preparar para o que está por vir!

Para o day use na Fazenda San Francisco, você tem todo o suporte de um guia pantaneiro e também seguro passeio. Imperdível, né?

 

Para a noite, que tal uma focagem noturna?

Ainda na fazenda San Francisco, é possível fazer este passeio de tirar o fôlego. Esse é para quem é fã de fortes emoções, pois você provavelmente verá espécies como lobo-guará, jaguatiricas, antas, jacarés, cervos, corujas e muito mais!

Ele tem duração de aproximadamente 2 horas e meia e os grupos podem ser de até 11 ou 25 pessoas (depende do carro que fará o percurso).

 

No segundo dia, que tal conhecer o Projeto Salobra?

Foto: Projeto Salobra/Divulgação

Se ainda está em dúvida sobre o que fazer no Pantanal Sul, é aqui que todas elas acabam. Este é um dos atrativos mais interessantes da região!

Ele também funciona com day use.

O Projeto Salobra não tem esse nome à toa, ele fica localizado em um dos maiores polos de biodiversidade do Mato Grosso do Sul - o próprio Rio Salobra.

Durante a manhã, é interessante aproveitar para admirar a magnitude desse rio tão importante: há um passeio que te leva até o encontro das águas do Rio Salobra com as do Rio Miranda, onde você pode ver um grande contraste natural, já que a água do primeiro é cristalina, enquanto a do segundo é bastante barrenta. Coisas que só a natureza pode nos proporcionar, né?

O almoço após o passeio é tudo de bom! São delícias pantaneiras que dão água na boca.


Para a tarde, acontece o passeio da Baía das Arraias!

O passeio tem início em uma carreta que é puxada por trator, depois os visitantes caminham alguns quilômetros por uma trilha na mata ciliar até o Porto do Salobra. A trilha é repleta de oportunidades para focagem de animais silvestres e para estar em contato com árvores e plantas únicas da região.

A segunda etapa desta aventura é um passeio de barco. A contemplação aqui é maravilhosa, mas o foco mesmo é o pôr do sol deslumbrante, que fará valer a pena o caminho percorrido até chegar no rio.

 

Para o terceiro e último dia: Pantanal Experiência!

Foto: Pantanal Experiência/Divulgação

Esse day use também é completo e fecha com chave de ouro a nossa lista de o que fazer no Pantanal em 3 dias.

A aventura se  inicia com um café, só para deixar todos os visitantes espertos para o dia que virá!

Logo ao sair da sede da fazenda, você é levado de encontro aos cavalos. Esses animais são próprios da fazenda, treinados para a montaria e acostumados com o trajeto.

Os cavalos pantaneiros são uma raça peculiar de equinos que se adaptou ao ambiente quente e úmido e a percorrer grandes distâncias - uma verdadeira raridade que só se encontra no Pantanal. 

O trajeto é feito através de campos, áreas de vegetação do cerrado, mata de Bacuris e áreas alagadas. Grandes emoções! (Entendeu o motivo do café logo cedo?!)

A próxima atividade oferecida é a "Lida Pantaneira", que consiste em uma imersão no trabalho dos peões locais. Isso mesmo, você terá a oportunidade de entender os sons do berrante, saberá como reunir a boiada, o que fazer se um boi fugir... são muitas lições de imersão total na vida pantaneira por aqui.

Após tanto trabalho, que tal um delicioso almoço com pratos regionais?

Para completar o dia, depois daquele descanso gostoso em uma das redes do Pantanal Experiência, os visitantes são levados ao Museu do Agachi.

O espaço conta as memórias da fazenda e de Miranda, a região em que ela fica localizada no Pantanal Sul.

O Farm Tour é a cereja no topo do bolo: é um passeio de carruagem para conhecer mais da fazenda. Há a visitação das cocheiras, da horta orgânica e as instalações da piscicultura com pesca no estilo pesque e solte.

E aí? O que achou desse super roteiro sobre o que fazer no Pantanal em 3 dias? São experiências que te permitem viver o dia a dia pantaneiro e te dão a oportunidade de conhecer mais de todo o ecossistema que permeia esses lugares.

Todos esses passeios descritos possuem limitação de pessoas - não deixe de consultar a disponibilidade e se programar direitinho, ok?

Aqui na Bonito Way nós fazemos roteiros personalizados para deixar a sua viagem ainda mais especial. São dicas de quem tem anos de conhecimento sobre Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Acompanhe o nosso blog, nós sempre o mantemos atualizado com dicas de passeios, trilhas e tudo o que é imperdível na sua passagem por aqui.

 

 

Conte com a Bonito Way para te ajudar no seu roteiro. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].

Somos uma agência de turismo localizada em Bonito MS, especialista em Bonito MS, Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.

-

Somos uma agência de turismo localizada em Bonito MS, especialistas há 16 anos em Bonito MS, Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis