1. Blog >
  2. Post

Blog

Flutuaçao no Rio Sucuri
04/11/2016

Como são os passeios de flutuação em Bonito?

As flutuações são a principal atração da capital do Ecoturismo brasileira, é um dos melhores destinos no Brasil e no mundo para ter esse tipo de experiência. As águas da região da Serra da Bodoquena são extremamente cristalinas (veja aqui o porquê), há diversas nascentes de rio e uma vida subaquática encantadora, repleta de peixes multicoloridos e plantas.

Os passeios se localizam em fazendas pela região a distâncias de 6 a 60 km e possuem uma infraestrutura super preparada para receber turistas a fim de ter essa experiência incrível com a natureza. Além de curtir a flutuação, os atrativos oferecem deliciosos almoços (opcional) e áreas no receptivo para se desligar de tudo e se sentir em pleno contato com a natureza com muita tranqüilidade e comodidade. Alguns possuem piscinas naturais, lagos, outros redários e até passeios opcionais como cavalgada, observação de pássaros, passeio de bike, entre outros.

Um dia de passeio de flutuação será com certeza inesquecível e revigorante, todos voltam surpreendidos com a experiência.

 

E como é o passeio?

Chegando no receptivo os monitores te encaminharão para se juntar ao grupo do seu horário, vestir os equipamentos e receber as orientações. Deve-se ir com roupa de banho para usar por baixo, e em quase todos os passeios há guarda-volumes para deixar seus pertences (ou você pode deixá-los no carro/van) pois para descer o rio você poderá levar no máximo sua câmera fotográfica.

Já equipados o guia levará o grupo para fazer a trilha pela mata ciliar até o início do passeio. Nesse pedaço você ouvirá explicações sobre a fauna e flora local e com sorte poderá avistar animais.

Antes de começar a flutuação é realizado um rápido treinamento para adaptação dos equipamentos, alguns na piscina, outros no próprio deck no rio.

Feito isso tudo é hora de entrar no rio e ser deixado pela correnteza para apreciar a incrível vida subaquática. Os passeios levam de 2h a 4h desde a chegada ao fim, os mais curtos duram 50 minutos dentro da água, já o mais demorado, 2 horas.

 

Preciso saber nadar?

Não é necessário saber nadar, mas ter alguma intimidade com a água ajuda. Você será orientado e haverá um guia de turismo acompanhado o passeio todo, além do que o colete mais a roupa permitem 100% de flutuabilidade. Há opções de flutuações mais tranqüilas e outras mais radicais para quem gosta de aventura, tudo depende da sua disposição.

 

Preciso ter os equipamentos?

Não, os passeios fornecem tudo já incluso no valor. Em qualquer época do ano se usa uma roupa de neoprene, além de colete salva-vidas, máscara, snorkel e botinha ou papete.

 

Algumas orientações!

Passeios como esse em Bonito visam uma interação harmoniosa entre turista e natureza, com o menor impacto possível ao meio ambiente. Para isso é muito importante levar em consideração algumas orientações para desfrutar desse privilégio com responsabilidade. Não usar protetor solar e repelente para entrar nos rios, procurar não tocar em troncos, pedras e plantas no percurso para que nada seja modificado do seu curso natural, não pisar no fundo do rio para não levantar sedimentos e nem bater os pés durante a flutuação. Atente-se as orientações do guia de turismo!

 

Opções de flutuações

Cada flutuação tem sua característica e ponto forte, uma é bem diferente da outra. Se você tiver dias suficientes em Bonito vale a pena conhecer mais de uma.

Há 4 passeios de flutuação em nascentes. O Aquário Natural é bem perto da cidade e tem uma enorme quantidade de peixes, é recomendado a todos que queiram um passeio bem tranquilo, especialmente com crianças e idosos. A Nascente Azul possui uma nascente incrivelmente linda de colocaração azul turquesa onde se pode mergulhar em apnéia, é também um passeio de percurso curto e bem tranquilo. O Rio Sucuri é um pouco maior e mais largo e possui a água mais cristalina do Brasil, uma visibilidade impressionante, e também tem um barco de apoio que acompanha o grupo para o caso de desistência ou apenas para quem quer contemplar o rio sem flutuar. Já o Rio da Prata é o maior percurso com maior quantidade e variedade de peixes, pura emoção e intenso contato com a natureza.

Fora das nascentes, também é possível fazer flutuação na Lagoa Misteriosa, onde não se desce um rio mas é feita a contemplação de um cenário mágico de um profundo lago de água cristalina cercado por paredões de rocha e mata. A flutuação no Bonito Aventura, no Parque Ecológico e na Praia da Figueira são no leito do Rio Formoso, ou seja, a água é um pouco mais esverdeada e agitada, com um percurso mais emocionante. E a Barra do Sucuri também é feita no leito do Rio Sucuri, não há contemplação da nascente mas é a mesma água super cristalina.

E aí, pronto para flutuar? Consulte nossos agentes de viagens para mais informações e encontre a flutuação que mais combina com você!

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis