1. Blog >
  2. Post

Blog

bonito-ms-lama
11/04/2019

Bonito-MS: Água cristalina com lama?

Depois da reportagem que o programa Fantástico, da Rede Globo, produziu sobre as águas cristalinas dos rios que passam por Bonito-MS, estarem “cheias de lama”, a Bonito Way decidiu sinalizar algumas questões sobre a cidade e região. Para entender melhor a situação de Bonito durante a época de chuvas, é preciso resgatar alguns pontos que fazem parte da história da economia da região e, portanto, do Estado de Mato Grosso do Sul.

Há alguns anos, na cidade de Bonito e região a pecuária era predominante. E, com o tempo, isso também aconteceu com a agricultura. Com isso, nasceu a necessidade de “trabalhar” mais o solo para o plantio e, logo, aconteceu o desmatamento de algumas áreas. Com o tempo, o turismo começou a aumentar e as estruturas das estradas continuam basicamente as mesmas. Só que além de serem usadas para o turismo, também são utilizadas para o escoamento da produção local. O que acaba danificando alguns pontos.

 

 Vou perder meu passeio? 

Entenda sobre a possibilidade de interdição dos passeios por conta das chuvas

 

Na maioria das vezes, os passeios são interditados durante as chuvas, pois, as águas não ficam cristalinas como normalmente são, e também não estão tão calmas como de costumes. Sem falar que o nível dos rios sobem um pouco e as águas ficam com mais força. A incidência de raios e ventos também são outros fatores que, por motivo de segurança, levam a interdição dos passeios.

Existe uma grande parte da região que está com a mata preservada. Alguns atrativos foram, inclusive, transformados em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), mesmo assim, algumas propriedades ao redor não têm a consciência de preservação, e acabam por desmatar para criarem plantações e até estradas irregulares, muito próximas desses atrativos. Por conta disso, o solo fica mais frágil e, com a chuva, uma grande quantidade de terra vai parar nos rios, alterando assim a turbidez das águas.

Então, o fato de chover em si não é motivo de cancelamento ou interdição de um passeio. Mas sim a consequência de tudo que envolve o volume das chuvas em um solo que, as vezes, pode estar prejudicado por outras ações que não são da natureza. Mas, se você vier para Bonito-MS e estiver chovendo, fique tranquilo, seu passeio pode ser remanejado. Temos mais de 50 atrativos, além da Serra da Bodoquena e o Pantanal, que ficam muito próximos.

 

 Como estão os rios hoje, após as chuvas? 

 

Continuam lindos e cristalinos como sempre! Nada de lama! Como dissemos, a turbidez das águas só ficam prejudicadas em dias de chuvas. E isso depende muito do volume das chuvas. Contudo, sempre estamos buscando soluções em conjunto com a comunidade e o município para que providências sejam tomadas.

 

 Os rios e cachoeiras de Bonito-MS durante as chuvas 

 

 Rio da Prata 

O passeio de flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata está operando normalmente, já que ocorre em sua maior parte no rio Olho D'Água (em torno de 2.000 m), que permanece cristalino devido a sua preservação com mata ciliar nos dois lados das margens. A parte final do passeio, com cerca de 600 metros, acontece no rio da Prata. Toda a atividade é realizada dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

 

 Rio Formoso 

O Rio Formoso conta com atividades em balneários, passeios de bote, etc. Atualmente, as águas estão limpas e tudo funciona perfeitamente.

 

 Rio Sucuri e Rio Nascente 

O passeio está acontecendo normalmente, as águas continuam cristalinas. Somente no caso do Rio Formoso represar o Rio Sucuri, fato que é bem raro de ocorrer, é que este atrativo pode ser interditado.

 

 Cachoeira 

Os passeios nas cachoeiras, quando chove e as águas ficam sujas, no máximo em um dia tudo volta a ficar perfeito como antes. Atualmente, os passeios continuam funcionando. Porém, vale ressaltar que, se chover novamente em um grande volume, os seguintes passeios podem ser afetados:

  • Nas próprias cachoeiras: devido a coloração da água, raios e ventos;
  • Flutuações: devido a coloração da água, raios e ventos. Pode ser interditado totalmente ou parcialmente, por 1 dia ou por poucas horas;
  • Grutas: caso exista uma intensidade nas chuvas e/ou a trilha fique escorregadia, até 2 inspeções são realizadas pelos guias, e somente após, a liberação do atrativo/passeio pode ocorrer ou não;
  • Balneários, passeios de bote, boia cross e demais atividades no Rio Formoso: podem ser canceladas devido a coloração da água, raios e ventos;

 

Então, relembrando tudo o que foi dito aqui, caso esteja chovendo muito, alguns passeios serão sim remanejados. Mas por pouco tempo. Inspeções sempre serão feitas. Normalmente, a interdição de um passeio não passa de um único dia, ou poucas horas. E lembre-se: com a Bonito Way sempre existe uma alternativa.

Por fim, devemos nos lembrar que a natureza é a nossa maior guia em todos os nossos atrativos. A Bonito Way tem o compromisso de respeitá-la sempre, por isso apoiamos ações de preservação e somos parceiros de diversos projetos de recuperação do meio ambiente. Temos orgulho de trabalhar com ecoturismo da maneira correta!

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis