1. Blog >
  2. Post

Blog

IMG_2255-PanoGrutaZdoZLagoZAzulZ-ZfotoZThiagoZAkiraZ2estanciaZmimosa
22/08/2017

As Lendas e Mistérios que cercam Bonito - MS e região

Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou estudado sobre algumas lendas do folclore nacional, como saci-pererê, boto cor de rosa, curupira ou mula-sem-cabeça, correto? Mas e sobre as lendas e mistérios da região de Bonito ou do Mato Grosso do Sul, você já ouviu falar?

Os glossários e dicionários definem como "folclore" um conjunto de crenças, costumes, lendas, provérbios ou manifestações artísticas que são populares de uma região e preservada por um povo por meio da tradição e história.

Para celebrarmos a data de hoje (22 de agosto), dia do Folclore, levantamos algumas histórias e mitos fantásticos de algumas lendas regionais que vão fazer você se encantar ainda mais pela região de Bonito, veja só!

A LENDA DO SINHOZINHO

Esta lenda da cidade de Bonito e conta a história de um velho frei que nos anos 30 pregava ensinamentos religiosos e espirituais na região. O velho homem era mudo, benzia, curava e cuidava da região.

Durante suas peregrinações pela região, construiu várias cruzes de madeira que deixou fincadas por onde passava. Dizem que este Sinhozinho foi responsável por prender uma enorme e gigantesca serpente em um grande buraco de um dos morros locais, selando este feito com uma de suas cruzes.

Dizem ainda que se a cruz for descoberta e retirada, a serpente estará solta novamente e poderá devorar todos os moradores da região caso as pessoas não estejam cuidando bem da natureza.

O Sinhozinho desapareceu sem deixar vestígios, mas as cruzes que deixou e a capela que construiu ainda são atrativos até hoje para a população da região. Inclusive, todo dia 12 de outubro, ocorrem procissões à Capela do Sinhozinho - localizada próxima ao Rio Mimoso, seguida por milhares de fiéis.

O MISTÉRIO DO BURACO DAS ARARAS

O Buraco das Araras, localizado no município de Jardim - Mato Grosso do Sul, também é um atrativo que chama atenção por seus mistérios e lendas. Com seus 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência essa incrível e paradisíaca dolina, além de milhares de araras, traz muitas histórias que chamam atenção de qualquer turista!

Muitas especulações rondam esse imenso buraco localizado no meio da Serra da Bodoquena. Alguns dizem se tratar de um meteorito que caiu na região a milhares de anos, formando o local.

Outros acreditam que um grande Objeto Voador Não-Identificado caiu no local, e que a aeronáutica brasileira e o governo escondem informações e documentos sobre as análises do local em sete chaves. O Exército Brasileiro também foi para lá para estudar o local, onde encontraram muitos ossos humanos e também carcaças de automóveis.

Estudos mostram que o surgimento do Buraco das Araras começou há cerca 10 milhões anos, apesar de a dolina estar formada há 200 mil anos...

E você, tem algum palpite de como pode ter surgido o imenso Buraco das Araras?

A LENDA DAS 700 LUAS

Há muito tempo atrás, na região da Serra da Bodoquena, habitava uma admirável tribo indígena Terena, que entre diversos  valores e tradições, cultuavam também o amor.

E é do amor que começa toda a lenda das 700 Luas...

Cacai, uma jovem e linda indígena terena pertencia a uma tribo localizada próxima à Gruta do Lago Azul, mas guerreiros de todas as tribos já haviam ouvido falar dela e de seus encantos. O jovem cacique daquela tribo resolveu que chegara o momento de arrumar uma companheira. Escolheu Cacai. Seguindo a tradição, convidou-a para o pacto das 700 luas.

O noivo e a noiva faziam um trato de que durante 700 luas iriam se conhecer e em seguida decidiriam quanto às núpcias. A decisão era soberana e livre como cabia a todos os terenas (homem ou mulher).

O ritual era realizado no interior da Gruta do Lago Azul, onde eram pronunciadas as palavras mágicas que só os velhos terenas conheciam. A decisão era a coisa mais importante na vida de um terena. Não podia haver erro. A união era indissolúvel,nem a morte os separavam. Acreditava-se na existência de uma alma imortal.

Transcorria o namoro de Cacai com o jovem chefe da tribo, como era do costume daquela gente, mas o "deus do destino", que coloca os sentimentos no coração das pessoas, tinha outros planos para Cacai.

Certo dia caiu prisioneiro daquela tribo um guerreiro estrangeiro. Tinha a pele clara e carregava nos olhos um brilho que Cacai jamais vira. Os seus cabelos castanhos apresentavam mechas brancas revelando que aquele guerreiro forte e ágil era quase um ancião. Cacai cuidou de seus ferimentos, ensinou-lhe a sua língua, conquistou a sua alma e...descobriu que ele era o verdadeiro amor de sua vida.

Quando se passaram as 700 luas, a resposta de Cacai foi de que não se casaria com o chefe da tribo. Ele, inconformado e enfurecido, obrigou a realização do ritual, contrariando a sagrada tradição terena.

O pacto foi realizado e, para desespero de Cacai, as palavras mágicas foram pronunciadas. Não havia mais esperanças para Cacai e seu amado. Qualquer mulher que quebrasse o sagrado juramento tinha o seu coração transpassado por uma flecha terena. Cacai sabia disso, mas sabia também que devia obediência ao valor supremo do amor. Curvou-se a ele.

Naquele mesmo dia fugiram numa canoa, descendo o Rio Formoso.
O cacique reuniu seus guerreiros e ...cumpriu-se a maldição. O sangue de Cacai e seu amado foram tornando a água do Formoso cada vez mais limpa e a última gota foi derramada. Todo o rio e até seus afluentes estavam com a água cristalina e transparente como fora o coração de Cacai.

Naqueles dias em que parece que o vento parou e apenas uma leve brisa penetra a solidão e a flor do ipê fica mais colorida. Quando a água sombria do Lago fica mais azul e se torna alegre com um pássaro solitário que vem refrescar suas penas e cortejar o perfume duma Cacai que nossos olhos não vêem, mas que lá está. Num dia assim tão especial, quando o Poeta vem colher, numa canção, aquela outra messe que os campos produzem. Nesses dias é possível ouvir os sussuros de amor de Cacai e do seu amado imortal.

Dizem que seu amor está no fundo da gruta, nos rios, cachoeiras e águas transparentes que cercam a região...

(Autor Desconhecido)

Gostou destas histórias? Que tal conhecer de pertinho?

Faça um orçamento conosco e venha conhecer as maravilhas e mistérios do Buraco das ArarasEstância MimosaGruta do Lago Azul e outros atrativos cheios de mistério e exuberantes histórias. Entre em contato conosco agora mesmo: CLIQUE AQUI!

COMPARTILHAR

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis