1. Blog >
  2. Post

Blog

bonito_way_udu_ceramica_sustentabilidade_artesanato_bonito_ms
17/09/2021

Arte, natureza e sustentabilidade: conheça duas marcas em Bonito-MS e região que levam a preservação a sério

Além das belezas naturais, Bonito-MS e região tem passeios para quem quer ir mais a fundo na arte e na sustentabilidade do local. Quem anda pelas ruas do centrinho de Bonito, conhecida como a capital do Ecoturismo, percebe que o cuidado com a natureza é fundamental para a população. Os moradores entendem que são privilegiados por poderem contar com tantas belezas naturais e, por isso, levam a preservação muito a sério, inclusive nos pequenos detalhes.

 

 

 

Iluminando as ruas da cidade e até comércios, bares e restaurantes você encontra luminárias e lâmpadas diferentes. Basta um olhar mais cuidadoso para perceber: elas são feitas de garrafas e vidros de todos os tamanhos. Um trabalho cuidadoso executado pela Casa do Vidro, uma fábrica que transforma descarte como garrafas, copos e espelhos e os transforma em objetos de decoração e de utilidade doméstica. Desde o início da sua operação até hoje já foram retirados do meio ambiente nada menos que cerca de 400 toneladas de vidro. A fábrica tem parcerias com bares e restaurantes que levam os descartes para o ecoponto e ainda usam os produtos para servir os clientes.

 

 

A Casa do Vidro, por si só, já é uma atração que vale a visita. Alguma de suas paredes, caminhos no chão e outros detalhes são feitos de garrafas descartadas, dando um visual incrível ao local. Ali também é possível comprar algumas peças e até conhecer o processo de fabricação das peças. As peças são feitas de acordo com a criatividade dos artesãos mas também do desejo do cliente, podendo ser personalizadas. A visita pode ser feita durante o horário comercial e ajuda a despertar nos turistas a importância de práticas sustentáveis.

 

 

 A Casa do Vidro fica na rua Afonso Pena, 587.

 

 

 

 

Outro local que vale muito a pena visitar é a Udu Cerâmica. Com o nome que homenageia a ave-símbolo do local, as peças, feitas de barro, são criadas por Sinéia e Joana Milano, mãe e filha que encontraram em Bonito-MS um lugar para viver e desenvolver sua arte. As peças são produzidas a partir de moldes de gesso preenchidos com uma argila líquida. Depois, as peças secam naturalmente e são queimadas a uma temperatura de aproximadamente 950 graus. Então, elas são esmaltadas, desenhadas e voltam ao forno. O processo é inteiramente artesanal e feito na fábrica local, até mesmo a confecção dos moldes.

 

 

As peças são belíssimas e têm referência na natureza local, com estampas de aves, plantas e animais silvestres da região. Por serem artesanais, são peças únicas. A preocupação com a natureza é uma constante para a Udu. As embalagens são feitas de material reciclado, reaproveitando caixas de papelão de estabelecimentos da cidade. A água utilizada no ateliê é proveniente de captação de água da chuva e a argila para produção das peças é extraída de local adequado, vinda de olarias licenciadas. É possível visitar o ateliê da Udu, que fica próximo ao Centrinho de Bonito e também a loja, que fica na avenida principal.

 

 

 O Ateliê fica na rua General Osório, 611. Já a loja está na rua Pilad Rebuá, 1930.

 

 

Conhecer a Casa do Vidro e a Udu Cerâmica é uma ótima ideia de passeio para a família toda e também uma maneira de levar algum presente ou lembrança da viagem que realmente tenha um significado importante. Nesse caso, a materialização do cuidado com a natureza que o povo de Bonito-MS e região tem.

 

 

Quer incluir esse tipo de passeio à sua vinda  Bonito-MS e região? Conte com a Bonito Way para planejar sua próxima viagem. Fale com a gente, iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil. Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail contato@bonitoway.com.br

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis