1. Blog >
  2. Post

Blog

bonito_way_atrativos_bonito_ms_passeios_tipos_categorias_cachoeira_aventura_trilha_rapel
03/09/2021

10 tipos de passeios que você pode fazer em Bonito-MS e região

Se você acha que visitar Bonito-MS e região se resume só aos balneários, está muito enganado! O destino é um prato cheio para quem quer uma viagem repleta de novas experiências em contato com a natureza. Tem opções para todos os estilos: dos mais tranquilos aos mais agitados, para quem vai em turma ou com a família, para quem gosta de explorar a natureza ou para quem gosta de recarregar as baterias, e por aí vai… as alternativas são super variadas!

Aqui em Bonito-MS e região você encontra cerca de 50 atrativos diferentes para viver momentos únicos, com opções para todos os gostos, bolsos e perfis. Para te ajudar a pensar em quais passeios fazem o seu estilo, separamos algumas experiências por categorias. Confira 

 

 

 1. Flutuação 

Um dos grandes baratos de visitar Bonito-MS e região, sem dúvida, é curtir os rios. As águas são cristalinas, pois os rios da região da Serra da Bodoquena têm uma grande concentração de calcário, sendo assim, qualquer sólido que fica na água é calcificado, o que o deixa mais pesado e faz com que ele se deposite no fundo do rio. Por isso, nos rios da região é possível ter grande visibilidade dentro d'água.

Vale a pena fazer flutuação no Rio da Prata (Jardim-MS), na Nascente Azul (Bonito-MS) e no Rio Sucuri (Bonito-MS). Em todos você poderá contemplar a vida subaquática e nadar ao lado de cardumes, como piraputangas, curimbas e dourados. É incrível! Os passeios são recomendados para toda a família e não é necessário saber nadar, pois o equipamento utilizado te ajuda nessa missão, como o colete, calçado especial e a roupa de neoprene. Crianças podem acompanhar o passeio dentro do barco de apoio.

 

Flutuação no Rio da Prata, em Jardim-MS

 

 

 

 2. Mergulho 

Bonito-MS e região são uma ótima opção para quem quer fazer mergulho, seja você marinheiro de primeira viagem ou já experiente na prática. Se você nunca fez ou teve poucas experiências, uma boa ideia é fazer o mergulho com cilindro na Nascente Azul (Bonito-MS). Momentos antes da prática, você terá uma aula sobre os procedimentos com um mergulhador profissional que, inclusive, o acompanhará durante todo o percurso em uma piscina de água corrente, repleta de peixes da região e pontos para exploração e fotos subaquáticas.

Se você prefere uma aventura mais radical, nossa dica é a Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) ou o Abismo Anhumas (Bonito-MS). Para mergulhar na Lagoa Misteriosa, existem opções que vão do Batismo que é uma experiência de mergulho autônomo totalmente segura e confortável para pessoas que querem mergulhar, mas não possuem curso até os mais avançados, para quem já tem experiência e podem chegar até 25 metros de profundidade. No Abismo Anhumas, é preciso ser um mergulhador certificado. A boa notícia é que você pode fazer essa certificação em Bonito mesmo. A experiência vale muito a pena!

 

Mergulho na Nascente Azul, em Bonito-MS

 

 

 

 3. Rapel 

E já que estamos falando de Abismo Anhumas (Bonito-MS), descer os 72 metros dele é uma experiência para a vida toda, pois além de toda a beleza da caverna, ao final da descida, você pode contemplar toda a beleza de um lago cristalino do tamanho de um campo de futebol com 80 metros de profundidade.

A região da Serra da Bodoquena oferece diversas oportunidades para a prática de rapel, nossa dica é a descida da Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena-MS), a maior do Mato Grosso do Sul com nada menos que 156 metros de altura e considerada a descida negativa mais alta do Brasil.

 

Rapel negativo na Boca da Onça, em Bodoquena-MS

 

 

 

 4. Trilhas 

Bonito-MS e região tem dezenas de trilhas incríveis com os mais variados tipos de dificuldade. Praticamente todos os atrativos oferecem trilhas, seja para chegar até os passeios ou para quem quer mesmo mais contato com a natureza. Se você busca uma opção mais fácil, que contemple crianças e idosos, nossa dica é a Trilha do Formoso (Bonito-MS) e a Trilha do Buraco do Macaco (Bodoquena-MS).

Se você quer fazer trilha e ainda aproveitar as maravilhosas cachoeiras da região, vale conhecer as trilhas do Rio do Peixe (Bonito-MS), da Fazenda Ceita Corê (Bonito-MS) e da Estância Mimosa (Bonito-MS). E se você curte fazer trilhas de bike, vale conferir a Trilha Bosque das Águas – Lobo Guará (Bonito-MS).

 

Trilha na Estância Mimosa, em Bonito-MS

 

 

 

 5. Arvorismo 

Já pensou em um passeio seguro e tranquilo a 15 metros de altura? Sim, isso é possível - e maravilhoso! No Cabanas (Bonito-MS) você pode percorrer um circuito em meio às copas das árvores, com 18 obstáculos e 2 tirolesas, incluindo uma tirolesa aquática no Rio Formoso. Por contar com um sistema de segurança com cabo de vida contínuo, ele é totalmente seguro o que possibilita que crianças façam o passeio sem o acompanhamento dos pais, também.

 

Circuito de arvorismo no Cabanas, em Bonito-MS

 

 

 

 6. Aventura 

Isso não falta em Bonito-MS e região. Alguns atrativos são dedicados a isso ou oferecem opções dentro deles para quem curte uma adrenalina. Para os aventureiros de plantão, o Abismo Anhumas (Bonito-MS), sem dúvidas, é uma alternativa excelente, pois contempla em um só lugar, rapel, flutuação e mergulho, tudo isso dentro de uma caverna!

Se você é da turma dos motores, vale fazer um passeio de quadriciclo 4x4 de 420 cilindradas pela Trilha Boiadeira (Bonito-MS). O percurso era utilizado no passado como rota das comitivas e tem diversos obstáculos na mata ciliar, com subidas e descidas. Para pilotar, é necessário ter mais de 16 anos e as garupas são permitidas a partir de 5 anos, pois monitores capacitados acompanham o percurso. Outro atrativo que merece atenção é o Aqualokko, que fica dentro do complexo da Nascente Azul (Bonito-MS) e é um circuito de aventura com pontes suspensas, balsa flutuante, poste de escalada e tirolesa sobre o lago. A meninada adora!

 

Quadriciclo 4x4 na Trilha Boiadeira, em Bonito-MS

 

 

 

 7. Conhecer a fauna 

Uma das melhores maneiras de curtir toda a beleza da natureza de Bonito-MS e região é conhecer de pertinho a sua fauna e, para isso, existem atrativos incríveis. Um deles é o Projeto Jiboia (Bonito-MS), um centro dedicado a essa espécie encontrada na região. Lá você vai poder assistir a uma divertida e educativa apresentação sobre a Jiboia e outras serpentes e, ao final, pode até tirar uma foto com uma delas apoiada em seus ombros. Que tal?

Outra boa pedida é o Aquário de Bonito (Bonito-MS). Ele apresenta mais de 60 espécies de peixes encontrados na Serra da Bodoquena e Pantanal, espalhados em 32 tanques. A visita é acompanhada de um guia turístico, que vai explicando cada detalhe com todo cuidado, tirando dúvidas e contando curiosidades sobre os animais, alguns deles raros. Ah, essa é uma boa alternativa de passeio noturno e as crianças vão adorar! Por falar em queridinho da criançada, vale a pena conhecer também o Bio Park (Bonito-MS), onde é possível ver de pertinho mais de vinte espécies de animais silvestres que vivem no local e estão em reabilitação para voltar à natureza.

 

Projeto Jiboia, em Bonito-MS

 

 

 

 8. Grutas e cavernas intocadas 

Grande parte da natureza está intocada em Bonito-MS e região. Um ótimo exemplo disso é a Gruta do Lago Azul (Bonito-MS), onde inclusive já foram encontrados diversos fósseis de animais pré-históricos, como uma preguiça gigante e um tigre dente de sabre que viveram ali há cerca de 6.000 a 10.000 anos. A Gruta do Lago Azul foi tombada como Monumento Natural, em 1978, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e seu acesso é bastante controlado.

As Grutas de São Mateus (Bonito-MS) e São Miguel (Bonito-MS) são uma verdadeira viagem no tempo. Dentro delas, estruturas calcárias como estalactites, estalagmites, colunas e coralóides que datam do período Pré-Cambriano, ou seja, têm mais de 4,6 bilhões de anos de idade. Para que esses atrativos continuem intocados e preservados, só é possível visitá-los com guias especializados e, além disso, é respeitado um número limitado de visitantes por dia.

 

Gruta São Mateus, em Bonito-MS

 

 

 

 9. Cavalgar 

Uma boa maneira de explorar Bonito-MS e região é em cavalgadas, uma vez que os passeios possibilitam uma experiência de imersão no cotidiano rural e na natureza. Para isso, nossa dica é o Recanto do Peão (Bonito-MS), um passeio bem raiz, que relembra as tradicionais comitivas pantaneiras, que levam o gado de uma fazenda à outra. São dois períodos de cavalgada, um à tarde e outro à noite, em 5 quilômetros de passeio por uma trilha em meio à mata. Durante o dia, é possível conferir a fauna e a flora do local, além das belas paisagens que só o Cerrado oferece.

Ao cair da noite, hora de se encantar com o céu estrelado que, longe das luzes da cidade, se mostra ainda mais brilhante. Se noite for de lua cheia, melhor ainda! Ao final do passeio, é hora de curtir a roda com comida típica e contação de causos e histórias de comitivas. Outra alternativa bacana é a Estância Mimosa (Bonito-MS). O passeio na fazenda, guiado por um peão campeiro, passa por áreas de pastagem e cerrado que permitem a observação do gado, fauna e flora locais além de visão panorâmica da Serra da Bodoquena. Dica bônus: aproveite para fazer o passeio no fim a tarde e contemple um pôr-do-sol incrível!

 

Cavalgada na Estância Mimosa, em Bonito-MS

 

 

 

 10. Banho de cachoeira 

Um bom banho de cachoeira tem o poder de recarregar as energias, não é mesmo? Em Bonito-MS e região você encontra dezenas delas para acalmar a mente, contemplar e, ainda, aproveitar pra fazer muitos cliques incríveis. Nossa sugestão para quem quer curtir, é buscar os atrativos que reúnem diversas cachoeiras, como a Estância Mimosa (Bonito-MS), o Parque das Cachoeiras (Bonito-MS), a Fazenda Ceita Corê (Bonito-MS) e outros locais como as cachoeiras do Rio do Peixe (Bonito-MS), da Serra da Bodoquena, a Boca da Onça (Bodoquena-MS) apenas para citar algumas.

 

Cachoeira da Ceita Corê, em Bonito-MS

 

 

 

Viu só como Bonito-MS e região são um destino variado, completo e tem tudo para ser a viagem da sua vida? Para organizar o roteiro, conte conosco! Nós da Bonito Way podemos te ajudar nessa tarefa, fale com a gente, iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil.

Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail contato@bonitoway.com.br

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis