1. Blog >
  2. Post

Blog

abismoanhumasbonitoms5
14/08/2020

05 motivos para incluir o Abismo Anhumas na sua próxima viagem

Que tal explorar uma caverna em sua próxima viagem? A nossa sugestão é o incrível Abismo Anhumas, um destino que não pode faltar quando você for a Bonito (MS) e região.

A atração fica bem pertinho da cidade e é uma ótima pedida para quem quer um passeio de aventura, com toda infraestrutura e segurança e, mais do que tudo, profundo respeito pelo meio ambiente.

Se isso não for razão suficiente para você adicionar o destino aos seus próximos passeios, nós ainda temos mais cinco bons motivos para você se encantar pelo Abismo Anhumas. Confira:

 

 1. É uma bela surpresa! 

Se tem uma palavra que define o Abismo Anhumas, certamente essa palavra é "surpreendente". Tudo começa em uma despretensiosa fenda em uma rocha, que foi descoberta apenas em 1970. E é dali que, 72 metros para baixo, em um abismo entre formações calcárias, se encontra um lago de águas cristalinas em um visual deslumbrante, que ganha novas nuances com os raios do sol que chegam até lá. A descida é feita de rapel e pode ser mais rápida e emocionante ou mais contemplativa, tudo depende da velocidade com que é realizado o deslizamento.

 

O lago de águas cristalinas ganha novas nuances com os raios do sol. (Foto: @maladeviagem)

O lago de águas cristalinas ganha novas nuances com os raios do sol. (Foto: @maladeviagem)

 

 2. É um passeio completo 

Além do rapel, existem outras maneiras de explorar toda a magnitude do Abismo Anhumas, como o passeio de bote que permite conhecer de perto as formações rochosas como cones, estalactites e estalagmites. E, ainda, a flutuação e o mergulho de cilindro no lago, cujas águas cristalinas chegam a ter 80 metros de profundidade e até 60 metros de visibilidade. De cair o queixo!

 

 3. Segurança em primeiro lugar 

A subida e a descida no Abismo Anhumas são acompanhadas de monitores e instrutores extremamente treinados. Elas só podem ser realizadas utilizando equipamentos fornecidos pelo próprio atrativo, que seguem especificações internacionais de segurança e são obrigatoriamente inspecionados antes e depois de cada operação.  Além disso, um treinamento é realizado, um dia antes com os visitantes para que eles se familiarizem com o equipamento e o procedimento. Já para o mergulho com cilindro, é obrigatório apresentar a credencial de mergulho de escolas oficialmente reconhecidas.

 

A descida é feita com toda a segurança e equipamentos inspecionados. (Foto: @maladeviagem)

 

 4. Milhões de anos de história 

Visitar o Abismo Anhumas é entender um pouco sobre a formação geológica da Terra. Segundo estudos, a abertura da fenda aconteceu há pouco mais de 10 mil anos, porém a caverna formou-se entre 2 e 4 milhões de anos atrás. Nela é possível conferir uma verdadeira "floresta calcária", dentro e fora do lago, com cones, estalactites e estalagmites enormes. Alguns chegam a ter 20 metros de altura. Para você entender melhor, as estalactites se originam de cima para baixo, ou seja, "crescem" do teto de uma gruta ou caverna  em direção ao chão. Sua formação acontece por conta da deposição de carbonato de cálcio durante anos e anos, de maneira ininterrupta. Já, as estalagmites, se formam a partir do chão e vão "crescendo"em direção ao teto. Elas se formam por conta da deposição de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do "teto" da caverna ou de uma superfície superior. Esteticamente, as estalactites e as estalagmites são muito parecidas e lembram lanças.

 

O Abismo Anhumas formou-se entre 2 e 4 milhões de anos atrás. (Foto: Lucas Ramos Mendes)

 

 5. Protocolos de biossegurança 

Como medidas de prevenção à Covid-19 e, assim como todos os atrativos de Bonito (MS) e região, o Abismo Anhumas também se adaptou adotando os protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório da máscara e a medição de temperatura para todos (visitantes e colaboradores); o distanciamento social; a intensificação da higienização dos ambientes, áreas comuns e dos equipamentos utilizados e, ainda, a diminuição dos grupos de turistas na caverna e também nos passeios de bote e na flutuação. Tudo para que a atração possa ser desfrutada com a maior segurança possível e pensando no bem de toda a comunidade.

 

Essas são apenas algumas das razões que separamos para te motivar a conhecer o Abismo Anhumas e nós poderíamos nos delongar por horas falando sobre a beleza desse passeio, mas, sabemos que a melhor experiência é a vivida, portanto permita-se e entregue-se às possibilidades dessa jornada inesquecível.

 

Da fenda até o lago a descida é de 72 metros de altura. (Foto: Lucas Ramos Mendes)

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis