Gruta Catedral em Bonito MS (antiga Gruta de São Mateus), você precisa conhecer!

O que você irá encontrar

Talvez você nunca tenha ouvido esse nome, mas deve conhecer como Gruta de São Mateus, gruta do museu, gruta do mirante ou por outras referências. Este atrativo que faz parte da história de Bonito MS e encanta turistas todos os dias, agora tem um novo nome: Gruta Catedral. Explore uma caverna seca com lindas formações rochosas no Mato Grosso do Sul.

 

A Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) faz parte do Complexo de Grutas de Bonito MS com as Grutas de São Miguel e a Gruta do Lago Azul. Foto: Lucas Ramos Mendes

 

A Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) é uma caverna que foi descoberta na década de 1940 e por muitos anos teve como proprietário Mateus Muller. Um fato curioso é que seu antigo nome foi uma singela homenagem ao próprio Mateus. Localizada bem pertinho do centro de Bonito MS, a apenas 4 quilômetros, ela está em uma propriedade de 50 hectares, sendo 49 deles de mata nativa preservada. 

 

É obrigatório que você utilize tênis, capacete e luvas para caminhar entre as rochas com mais segurança. Fotos: Gruta de São Mateus/Facebook e Lucas Ramos Mendes

 

O novo nome da gruta destaca não apenas o início de um ciclo, mas é também a oportunidade de homenagear a fantástica formação de rochas no seu interior que faz lembrar muito a arquitetura gótica das catedrais medievais. A propósito ela já era conhecida como “Catedral”. 

 

O que esperar do passeio na Gruta Catedral?

A Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) é um passeio contemplativo que tem entrada e saída diferentes, ou seja, não é necessário voltar o trajeto para sair da caverna. Ele começa com uma trilha suspensa até a entrada. Dentro dela, você vai conhecer formações rochosas que se moldaram há milhares de anos, como estalactites, estalagmites, corais, cortinas e colunas, com destaque para a estalagmite que tem o formato da Torre de Pisa – volta lá na primeira foto deste post! 

 

A visita à Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) é ideal para quem busca um belo passeio de contemplação ou tem pouca experiência com esse tipo de atividade, pois o acesso é bastante tranquilo. Foto: Lucas Ramos Mendes

 

O cenário é encantador e proporciona fotos incríveis. Ainda que a gruta tenha iluminação artificial, você recebe uma lanterna especial que ajuda na observação. Todos devem estar com os equipamentos de segurança: capacetes, toucas, luvas e lanternas especiais. 

Também faz parte do passeio o Museu Kadiwéu. O museu é o local de recepção da visita à gruta e conta com um acervo de objetos antigos, peças indígenas e exposição de animais empalhados.

 

O Museu Kadiwéu é um casarão de 3 andares que guarda a história de Bonito-MS e da cultura local por meio de utensílios e peças de moradores que habitaram a região sul-mato-grossense. O nome faz referência à tribo indígena da região, os Kadiwéu. Fotos: Lucas Ramos Mendes

 

O passeio da Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) pode ser feito por crianças a partir de 5 anos de idade. Só não é recomendado para pessoas com dificuldades de locomoção e gestantes.

O tempo de visitação é de aproximadamente 1h20. Você consegue fazer facilmente no mesmo dia o passeio das Grutas de São Miguel, passeio de bote no Rio Formoso ou até mesmo a flutuação na Nascente do Rio Sucuri.

 

 

Para desfrutar dessa experiência encantadora na Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus), reserve seu passeio em nosso site. Aproveite a oportunidade para enriquecer o seu roteiro de viagens com diferentes passeios em Bonito MS junto com a equipe da Bonito Way. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].

Somos uma agência de turismo localizada em Bonito-MS, especialista em Bonito MS, Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.

 

 

Tags

Compartilhe o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Referências

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mais Vistos

Baixe nosso guia

Siga-nos no Facebook