10 curiosidades sobre a Gruta do Lago Azul em Bonito MS

A Gruta do Lago Azul é parada obrigatória para quem vem a Bonito-MS e um dos principais atrativos turísticos do Mato Grosso do Sul. O lugar abriga muitas histórias, curiosidades e já encantou pessoas do mundo inteiro! Ela fica a 18 quilômetros do centrinho de Bonito-MS. Veja aqui 10 coisas que você precisa saber sobre ela:

1. Possui dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do mundo! 100 metros abaixo da entrada depara-se com um lago de águas intensamente azuladas.

2. Para chegar até o lago, é preciso descer quase 300 degraus, o equivalente a um prédio de 12 andares. A descida é feita por uma escada rústica com alguns corrimões, sendo necessário um pouco mais de cuidado nessa parte.

 

Foto: Blog Nascente Azul

 

3. A Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional. Foi tombada como Monumento Natural em 1978 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que garantiu a sua preservação com acesso rigorosamente controlado. Numa cratera onde caberiam mais de 100 pessoas nunca há mais que 15 por grupo.

 

Foto: Gruta do Lago Azul/Divulgação

 

4. Por ser considerada o cartão postal de Bonito, é um dos passeios mais disputados. Reserve com antecedência para não deixar de conhecê-la, visto que há um limite de 305 pessoas por dia divididas em grupos com saídas em horários estipulados, sempre acompanhadas por guias de turismo locais, especialistas em atrativos naturais.

5. Ninguém sabe ao certo sua exata profundidade, 87 metros é o máximo já alcançado, e nem de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago

 

Foto: Gruta do Lago Azul/Divulgação

 

 6. A água, na verdade, é cristalina – a cor azulada é fruto da incidência do sol combinado com outros fatores como localização da gruta e presença de minerais no fundo do lago. Nas primeiras horas da manhã o azul fica ainda mais intenso, e fora do horário de visitação não é mais possível ver essa coloração, por isso a Gruta tem seu horário de visitação com inicio as 07:00 e o último horário as 14:00. E entre dezembro e o início de janeiro o azul é ainda mais intenso!

7. O lugar impressiona não apenas pelo tamanho e beleza do lago, mas também pela perfeição da natureza na construção de estalactites e estalagmites, formações rochosas que ocorrem tipicamente no interior de cavernas, como resultado da sedimentação e cristalização de mineiras dissolvidos na água. As estalactites pendem do teto verticalmente, e as estalagmites crescem do chão em direção ao teto, e que por milhares de anos foram esculpidas no interior da gruta.

 

Foto: Blog Viajabi

 

 8. Já foram encontrados uma série de fósseis de animais pré-históricos como uma preguiça gigante e o tigre dente de sabre que viveram durante o período geológico do Pleistoceno (6.000 a 10.000 anos atrás) por uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores dentro do lago em 1992.

9. Duas pedras da gruta refletem no lago as iniciais “LA”. Parece que a própria natureza lhe deu este nome.

10. Os visitantes devem utilizar capacete fornecido pelo passeio, e é obrigatório o uso de tênis ou papete de trilha com solado de borracha. Somente crianças acima de 05 anos podem realizar essa atividade.

 

Foto: Gruta do Lago Azul/Divulgação

 

É uma atração para levar a família toda, por valores bem acessíveis. Crianças de até 4 anos de idade não pagam. Para este passeio é necessário adquirir o voucher com a nossa equipe.

Na mesma manhã da Gruta você pode visitar a Gruta de São Miguel que fica a menos de 2 quilômetros e ainda curtir um banho de rio à tarde no Balneário do Sol. Não esqueça de registrar os momentos com várias fotos e selfies!

 

 

Conte com a Bonito Way para te ajudar no seu roteiro em Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].

 

Tags

Compartilhe o conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Referências

Mais Vistos

Baixe nosso guia

Siga-nos no Facebook