1. Blog >
  2. Post

Blog

Lagoa Misteriosa: o período de proliferação das algas e interdição do passeio

lagoa0lagoa1lagoa2lagoa3

Nesta época do ano, compreendida entre meados de outubro a abril, ocorre um processo de turvamento das águas da Lagoa Misteriosa, cujas águas de tom azul cristalino passam para o verde devido à proliferação natural de algas e o passeio fica interditado para flutuação e mergulho de batismo.

A turbidez das águas está ligada à temperatura ambiente. Quando a média da temperatura diária ultrapassa os 26ºC inicia-se o processo de reprodução das algas. Quando esfria, ocorre a inversão térmica da água e a Lagoa se torna cristalina novamente.

"Este é um processo natural, que ocorre desde meados da década de 70, época também em que a Lagoa foi descoberta, segundo informações dos antigos proprietários do local", comentou a Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho. Ainda segundo ela o período de água verde impossibilita a realização das atividades de flutuação e batismo. "A camada de algas se concentra na superfície, atrapalhando a visibilidade para o visitante, contudo não impede a realização do mergulho certificado, ou seja, do mergulho básico e avançado, os quais vão até as profundidades de 18 a 25 metros, respectivamente", ressaltou.

A Lagoa Misteriosa fica aberta para os mergulhadores certificados o ano todo, porém a melhor época para visitá-la é quando as águas estão mais cristalinas, de abril a setembro, atingindo a incrível visibilidade de 40 metros.

Veja fotos dos diferentes períodos:

Lagoa Misteriosa

Lagoa 2

Lagoa

 

Enter em contato com nossos agentes para reserva desse passeio e outros:

(67) 3255-1046
[email protected]

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis